Quem viu um episódio da famosa série norte-americana “Dr. House” não conseguiu evitar um sorriso. Para espanto de todos, o conhecido médico norte-americano falou do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) de Lisboa. E referiu um caso clínico passado em Portugal com uma portuguesa !
No episódio, a doença do sono é diagnosticada a uma jovem. O estranho da situação é que ela nunca esteve em África e, sendo esta uma patologia exclusiva da região (só é transmitida através da picada da mosca tsé-tsé), muitas dúvidas se levantaram.
Depois de vários exames e muitas discussões (…) o doutor House lembra-se de uma situação semelhante ocorrida em Portugal, em que a doença foi transmitida sexualmente. (…)
Depoimento de um dos investigadores portugueses
O investigador Jorge Atouguia, do IHMT, foi um dos médicos que acompanharam o caso, em 2000. “A mulher era portuguesa, tinha 30 anos e vivia há dez anos nos Estados Unidos” (…)
“A jovem e o filho foram acompanhados no Hospital de São João , no Porto, eu fui para lá e fiz o contacto com os clínicos americanos”, contou Jorge Atouguia ao 24 horas. (…)
Questionado como teriam os produtores da série tido conhecimento sobre o caso português, o investigador acrescentou: “Devem ter sido os meus colegas americanos (…)
Resumo
Uma mulher de 30 anos tem a doença do sono, mas ninguém sabe como foi contagiada. Depois de vários testes, os médicos descobrem que foi através de uma relação sexual.
Esta história é verdadeira, passou-se no Porto e é referida na famosa série norte-americana.
Fontes: Patrícia Correia Branco, Jornal “24 horas” (adaptado) /Captomente
Curiosidade
Sem comentários:
Enviar um comentário